Proteção

Febre amarela leva população a procurar vacina em Pelotas

Contra a doença, Organização Mundial de Saúde recomenda apenas uma dose em toda a vida

Apesar de Pelotas não estar na área de risco da febre amarela, a procura pela vacina contra a doença aumentou 300% neste mês no Centro de Especialidades (rua Voluntários da Pátria esquina Santos Dumont, centro) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A informação é da Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura.

Em janeiro, foram aplicadas 400 doses até esta sexta-feira (20) contra 99 em todo o mês de dezembro. Segundo a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Maria Regina Gomes, a alta procura se deve à preocupação das pessoas frente ao surto no país.

A SMS solicitou ao Ministério da Saúde mil doses a mais para este mês além da média mensal de 300. “O pânico é desnecessário, apenas quem vai viajar para áreas de risco precisa se imunizar. Todo o litoral brasileiro não está em risco. Mas há vacinas disponíveis mesmo com o aumento da demanda”, afirmou Maria Regina. A vacinação está disponível apenas no Centro de Especialidades, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Portaria do Ministério da Saúde orienta a população que não vive em área de risco, caso de Pelotas, ou não vai se dirigir a essas áreas a não buscar a vacinação neste momento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma dose para toda a vida. O Brasil, em busca de maior segurança, adotou o esquema de duas. Portanto, quem recebeu duas doses, na infância ou fase adulta, já está devidamente protegido e não precisa buscar o serviço. Adultos que tomaram a primeira dose há menos de dez anos estão imunizados. Nestes casos, não há necessidade de adiantar a dose de reforço.

A vacina contra a febre amarela é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

O Ministério da Saúde divulgou que vai comprar, em 2017, 25 milhões de vacinas contra a febre amarela, nove milhões a mais do que foi distribuído em 2016.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vazamento pode interromper abastecimento de água na zona norte

Próximo

Até o momento, Pelotas está imune ao Aedes

Deixe seu comentário